terça-feira, 10 de setembro de 2013

As Portas de Kharanaq - Irã (photos)

Kharanaq é uma vila no deserto, próxima a Yazd, no Irã. Circundada por morros baixos completamente despidos de vegetação, Kharanaq possui a energia mística  típica dos desertos, leve mas quase palpável de tão intensa.
Em frente a um pequeno castelo em ruínas,  havia uma guest-house na qual fui trabalhar por comida e acomodação.
Um dia recebemos a visita de dois arquitetos que trabalhavam com restauração e fomos com eles visitar as ruínas do castelo. Enquanto caminhávamos, eles nos explicavam o motivo de alguns detalhes da construção.
Algo que sempre me intrigava era a "pequinez" das portas de algumas casas.
Um deles então explicou-me que, para passar pela porta, as pessoas viam-se obrigadas a curvar-se, demonstrando respeito aos que já se encontravam no aposento.
Meses depois continuo odiando essas portas pequenas que ainda me criam galos quando bato minha arrogância contra elas.

A minarete do castelo. Para subir ao topo a passagem é tão estreita que tive a impressão que ficaria entalado.


O projeto de restauração do castelo.


Sebastian, um dos donos do Silk Road em Yazd e da Guest House em Kharanaq. Um grande amigo. Apesar dos óculos, um sujeito de excelente "visão".


Um brasileiro no deserto do Irã e acontece o quê? Chove.



Um dos meus trabalhos árduos em Kharanaq, entreter oito jovens iranianas.




Essas crianças apareceram na Guest House na minha primeira manhã em Kharanaq. Um bom presságio.



Cerveja sem álcool, claro. Mas que sentido tem, então?







Um pé de pistache.


Nenhum comentário:

Postar um comentário